Saúde mental e os impactos nas organizações

Postado em 07/06/2021



Saúde mental e os impactos nas organizações foi o tema de uma das palestras do evento online Gestão de Pessoas, organizado e realizado pela Pós Phorte. A palestra foi proferida por Fernando Savino, Márcia Palmeira e Andressa Maurício, professores dos cursos de Pós-Graduação em Gestão da Phorte e profissionais com ampla experiência profissional.

Saúde mental e as empresas na pandemia

Em tempos de pandemia e, consequentemente, de isolamento social, a saúde mental é uma pauta que está cada vez mais em evidência. Em um Brasil em que as taxas dos transtornos mentais estão cada vez mais altas, uma discussão aprofundada sobre o tema é mais do que necessária.
 
Vamos a alguns dados:
• Ansiedade: são 18,6 milhões de brasileiros que sofrem desse mal, o que implica dizer que 9,3% da população convive com o transtorno de ansiedade, o maior número de pessoas com ansiedade do mundo.
 
• Depressão: 12 milhões de brasileiros sofrem com depressão, o que representa 5,8% da população, o maior número da América Latina.
 
• Estresse: a estimativa é que 90% da população mundial conviva com o estresse. 
 
No contexto em que vivemos hoje, em um cenário pandêmico, quais são os impactos da saúde mental na vida das pessoas, principalmente na esfera profissional? Essa é uma das questões abordadas pelos professores durante a palestra.
 
Você também pode gostar de:
 
“Então, na verdade, o que a gente vê: uma busca por adaptar-se a esse novo que se apresenta e que é imperativo, dentro das organizações ou fora delas. Mas, as pessoas andam tendo que lidar com essa incerteza: o que vai acontecer amanhã?”, comentou Márcia Palmeira.
 
A professora Márcia atentou para o fato de que, nesse contexto, tudo está muito incerto; então, vivemos em um momento em que perdemos pessoas, vendo muitos perdendo seus empregos e negócios, toda essa situação afeta a vida das pessoas.
 
Ainda segundo a professora Márcia, para passar por esse momento, é necessário dispor de artifícios e ferramentas efetivas para manter-se conectado consigo mesmo, mantendo, assim, o otimismo necessário para enfrentar essa situação. 
 
“Esses momentos de crise acabam gerando muita instabilidade, mas também podem trazer muitas reflexões. Então, um tema importante é a resiliência”, comentou o professor Fernando Savino.
 
Nos momentos seguintes, os palestrantes seguiram comentando sobre como manter esse otimismo nos dias atuais e sobre muitas outras implicações da saúde mental no ambiente de trabalho, nos dias atuais.
 
Para conhecer toda a discussão e as reflexões trazidas pelos professores, acesse o material do evento online Gestão de Pessoas 4.0 na íntegra.

Gestão de Pessoas 4.0

A discussão completa sobre “Saúde mental e os impactos nas organizações”, feita pelos profissionais citados, está disponível no YouTube e pode ser acessada na página do evento Gestão de Pessoas 4.0.
 
Durante o evento, foram abordadas as seguintes temáticas:
 
•  Saúde mental e os impactos nas organizações
Palestrantes: Andressa Maurício, Fernando Savino e Márcia Palmeira
 
• Psicologia Positiva e Inteligência Emocional aplicados à Gestão de Pessoas
Palestrantes: Andressa Maurício, Fernando Savino e Márcia Palmeira
 
•  Inovação para Gestão de Pessoas
Palestrantes: Camila Bernardo, Denise Guimarães e Felipe Siqueira
 
• Equipes diversas inovam mais
Palestrantes: Camila Bernardo, Denise Guimarães, Felipe Siqueira e Jorgete Lemos
 
Então, se você deseja se aprofundar mais nessas questões, duas boas dicas são: assista aos vídeos do evento online e veja mais acerca das pós-graduações em MBA em Desenvolvimento do Capital Humano e MBA Gestão do Departamento Pessoal no Cenário 4.0.