Fluminense se une à Faculdade Phorte para atualizar profissionais ligados ao futebol

Postado em 27/05/2021

A Faculdade Phorte, em conjunto com o Fluminense Football Club, agremiação poliesportiva e cultural, realizará o curso de Formação Avançada em Fisiologia e Preparação Física no Futebol, com o objetivo de proporcionar atualização profissional para pessoas que trabalham na área.

"É um curso de educação continuada para capacitar pessoas que queiram trabalhar com o futebol, que utiliza uma abordagem multidisciplinar, com nutrição aplicada, fisioterapia, psicologia, análise de desempenho e tática”, comentou Juliano Spineti, fisiologista do futebol profissional do Fluminense e coordenador do curso de Pós em Formação Avançada em Fisiologia e Preparação Física no Futebol.

O curso será destinado  a estudantes de Educação Física, Medicina e Fisioterapia a partir do sexto período, e também é uma excelente oportunidade para profissionais atuantes no mercado do futebol, da iniciação esportiva até o alto rendimento.

“A ideia é dar mais conhecimento técnico-científico sobre preparação física, fisiologia e tudo que é importante para potencializar a performance do jogador de futebol e promover experiências práticas, que só uma estrutura como a do Fluminense pode dar, diferente de cursos tradicionais. O aluno tem a possibilidade de experimentar tecnologias e equipamentos específicos para melhora da performance e prevenção de lesões do jogador, além de ter contato com profissionais que trabalham diariamente no esporte e aplicam esse conhecimento", explicou Juliano Spineti.

Com essa parceria, a Phorte solidifica seu compromisso com a educação, sobretudo a de nível superior, e com uma relação estreita com as comunidades em diversas esferas da sociedade.

Você também pode gostar de:

A carreira de preparador físico no futebol

O preparador físico atua na área desportiva e deve ser formado em alguma área da saúde, como a Educação Física. Esse profissional é responsável, como o próprio nome diz, pelo preparo físico de atletas e jogadores, com o objetivo de melhorar o desempenho desses profissionais.

No futebol, esse profissional trabalhará preparando as equipes para entrar em campo, com um alto desempenho em 90 minutos de jogo. Assim, o preparador físico é o responsável pela condição física da equipe, focado na prevenção de lesões e no aumento da longevidade no esporte.

A carreira desse profissional no futebol tende a ser longa e promissora, porque a modalidade requer muito trabalho, tendo em vista que é o esporte mais adorado do Brasil e responsável por movimentar muito capital todos os anos.

Assim, quanto maior o grau de especialização, maiores as oportunidades de trabalho dentro do futebol. Por isso, essa parceria entre Fluminense e Faculdade Phorte representa uma ótima oportunidade de atualização profissional para quem trabalha com futebol.