Pós-Graduação Presencial

Apresentação
Os temas dos processos autodestrutivos, autolesão, adoecimento autoimune, morte, suicídio e luto ainda são tabus, sobretudo em instituições que se destinam a formar profissionais da saúde e da educação. Apesar do estigma, constatamos que o assunto está cada vez mais presente na vida, seja pela experiência direta, seja pelo significativo aumento de casos de homicídios, suicídios, de atos de violência e de autoagressão, sobretudo em jovens brasileiros.

O presente curso teve sua concepção baseada na crença de que as instituições formadoras de profissionais da saúde e da educação devem investir na discussão ética e bioética, bem como no aperfeiçoamento de profissionais para a elaboração de estratégias e de ações coletivas para valorização da vida, bem-estar biopsicossocial, prevenção dos processos autodestrutivos e acolhimento ao processo de luto.

Objetivos do Curso
Desenvolver a compreensão dos comportamentos autodestrutivos e do processo de luto, e auxiliar na promoção das ações para valorização da vida. Desenvolver profissionais capazes de propor ações para a prevenção tanto dos comportamentos autodestrutivos quanto dos suicídios, bem como oferecer instrumentalização para o acolhimento do processo de luto e para valorização da vida.

Público Alvo: Esse curso é destinado a profissionais graduados interessados pelas áreas da tanatologia, suicidologia: prevenção e posvenção, processos autodestrutivos e processo de luto; a leigos e a profissionais das mais diversas formações que atuem ou pretendam atuar com a vulnerabilidade humana e compreender os processos autodestrutivos; e, sobretudo, a pessoas que pretendem aprimorar a escuta acolhedora e a conduta respeitosa em relação aos processos autodestrutivos e de acolhimento para com as pessoas em sofrimento existencial.

Carga Horária: 360h

Coordenação: Corpo docente:
Karina Okajima Fukumitsu

Corpo docente:
Karina Okajima Fukumitsu
Fátima Aparecida Gomes Martucelli
Miguel Ângelo Boarati
Dayse Assunção Miranda
Roosevelt Moises Smeke Cassorla
Diane Portugueis
Laís Lundstedt Kahtalian
Flaviana Cavalcante Oliveira
Marcelo Cavalcante Oliveira
Maura Âmbar
José Manoel Bertolote
Felipe Branco Arcadepani
Dimitri Nascimento Sales
Ana Luísa Lemos Serra
Maria Aparecida Conti
Jackeline Giusti
Plínio Cutait
Fernando Pessoa de Albuquerque
Nely Aparecida Guernelli Nucci
Padre Julio Lancellotti
Teresa Vera Gouvea
Maria Manso
Edson Roberto Vieira de Souza
Lidiane Soares dos Santos Melo
Maria Julia Kovács
Josélia Quintas Silva de Souza
Ricardo Alexino Ferreira
Elisa Maria Perina
Marília Ávila de Freitas Aguiar
Dorval de Andrade Tessari
Almir Vicentini
Luana Inácio de Oliveira Pinto
Mônica Guarnieiri Machado
Floriana Bertini de Abreu
Helena Gois
Luciana Dadalto
Roberto Peres Veras
Cecília Francini Cabral de Vasconcellos
Mônica Manir
Marina Lemos Silveira Freitas
Tathyana Bezerra de Araujo
Maria Luiza Dias Garcia
Marília Aguiar
Lia Rachel Balthazar Romano
Patricia Moreira
Claudia Aline
Wellington Nogueira Santos Júnior
Beatriz Borges Brambilla
Maria Aparecida Barreto
Glaucia Rezende Tavares
Reinaldo Gianfelice Nascimento
Elizabeth Rabelo
Henrique Gonçalves Ribeiro
Anderson Mendes

 

Matriz curricular

- Suicídios
Compreensão dos processos autodestrutivos e dos suicídios
Suicídio: fatores inconscientes e aspectos socioculturais
Pessoas que usam álcool e drogas (grupos de vulnerabilidade)
Profissionais de segurança pública (grupos de vulnerabilidade)
Pessoas migrantes (grupos de vulnerabilidade)
Breve história do modelo de cuidado primário, a reforma psiquiátrica, peculiaridades do tratamento de doenças mentais
Acolhimento e ressocialização do paciente com transtorno mental
Pessoas pretas (grupos de vulnerabilidade)
LGBTQIA+ - Grupos de vulnerabilidade
Pessoas em situação de rua, vulnerações, estigmas e suicídios
Fatores de risco e fatores de proteção
Pessoas que sofrem bullying e cyberbullying (grupos de vulnerabilidade)
Violência, estupro e pessoas prisioneiras (grupos de vulnerabilidade)
Adolescência e adolescentes (grupos de vulnerabilidade)
Pessoas com transtornos mentais (grupos de vulnerabilidade)
Povos indígenas (grupos de vulnerabilidade)
Velhice e pessoas velhas (grupos de vulnerabilidade)
Recursos e modelos de cuidados em atenção primária
Programa RAISE: Acolher e Cuidar
Desenvolvimento socioemocional
Pessoas com doenças crônicas (grupos de vulnerabilidade)
Programa RAISE: Habilitar e Equilibrar
Violência doméstica e pessoas violentadas (grupos de vulnerabilidade)
A busca de sentido como fator protetor
A morte de si e a morte do outro: experiências de coveiros e de suicídios
- Práticas Integrativas do Acolhimento
A importância do acolhimento
O uso de nossas dores
O olhar apreciativo
Trabalhos expressivos
Experiências, rememorações e vivências: "o nosso caminhar"
Reflexões sobre a dor, sofrimento e cuidados integrativos
Cuidar, cuidar-se e ser cuidado como fatores de proteção
Sabores e sentido de vida
- Educação para Morte, Ética, Bioética e Mídia
Desigualdade social
Educação para morte
Bioética, morte com dignidade e especificidades das mortes
Ética, bioética, direitos, mídia e comunicação na rádio
Educação para morte para crianças
Educação para morte para adolescentes
Educação para morte à luz da medicina
Testamento vital
Ética, bioética, direitos, mídia e comunicação na reportagem
Mulheres em situação de violência e autoviolência
Homens em situação de violência e autoviolência
Educação para morte - linguagem psicoeducativa
- Processos Autodestrutivos: Autolesões, Adoecimentos e Adoecimentos Autoimune
Transtornos alimentares
Autolesão: compreensões, cuidados e intervenções
Aprendizagens à flor da pele: ressignificando processos com pacientes queimados
Aspectos multifatoriais dos processos autodestrutivos
Adoecimentos autoimunes
O sofrimento existencial das pessoas acometidas por distrofia de retina e por doenças raras
Aprendizagens à flor da pele: Adoecimentos da pele
Transtorno pós-traumático
Por que se calar se o falar é tão importante?
- Processo de Luto, Luto por Suicídios e Posvenção
Luto por suicídio
Comunicações de adeus
Luto antecipatório
Processo de luto em contextos diversos
Acolhimento na Posvenção
Posvenção
Grupo de apoio aos enlutados
Pedagogia de emergências e o trabalho em grupos
Cuidados Paliativos
Luto por suicídio do profissional da saúde

São Paulo

  • FACULDADE PHORTE - BELA VISTA - RUA TREZE DE MAIO, 681

    11/02/2023 - (data prevista para início do curso)
    Sábado e domingo, das 9h00 às 17h00, uma vez por mês.

    Ver investimento
INSCREVA-SE

São Paulo

  • 24/02/2024 - (data prevista para início do curso)
    Sábado e domingo, das 9h00 às 17h00, uma vez por mês.

    Ver investimento
INSCREVA-SE