Profissional camaleão: a atuação ampla e transversal em CX

Postado em 30/04/2021



“Profissional camaleão: a atuação ampla e transversal em CX” foi o título do primeiro painel do segundo dia do evento CXnaReal Summit, organizado pela Pós Phorte em parceria com Amigos do CX, Digitalents e GH Branding. O painel foi composto por Sandra Turchi e Ellen Frota, coordenadoras do curso de pós em MBA em Customer Experience Management, da Pós Phorte, e por Gustavo Hansel, todos profissionais com ampla experiência e pesquisa na área.
 
Segundo a professora Sandra Turchi, ser um profissional camaleão está intrinsecamente ligado com as múltiplas responsabilidades e as múltiplas tarefas, ou seja, são profissionais flexíveis que trabalham em diversas frentes.
 
Outro traço importante do profissional camaleão, segundo a professora Turchi, é a adaptabilidade com alto potencial de reinvenção. Esse traço é, inclusive, muito pertinente e importante para um mercado de trabalho dinâmico. 
 
Quando nos referimos a CX (Customer Experience), esse profissional camaleão tem uma atuação transversal com as práticas de CX, isto é, ele não carrega o título de CX, porém, inclina sua atuação para esse campo do conhecimento, apontaram Ellen Frota e Sandra Turchi.
 
Contudo, o crescimento do marketing e de suas áreas adjacentes (por exemplo, CX e Growth) fez com que a área de marketing aumentasse sua participação nas empresas e ganhasse cada vez mais relevância. Esse movimento, por sua vez, necessita que os profissionais sejam camaleões e tenham conhecimentos diversificados, para além de suas especialidades.
 
“Hoje, o profissional de marketing é o profissional mais preparado para conseguir tocar uma empresa; é ele que tem uma visão mais holística de todo o processo”, comentou Gustavo Hansel.
 
Essa necessidade de se tornar camaleão vem de uma demanda atual da nova organização do mercado, em que os projetos e a gestão de projetos estão mais ágeis.
 
Você também pode gostar de:

CXnaReal Summit

A discussão completa sobre “Profissional camaleão: a atuação ampla e transversal em CX”, feita pelos profissionais citados, está disponível no YouTube e pode ser acessada na página do CXnaRealSummit. 
 
Além dessa palestra, durante o evento também foram abordadas as seguintes temáticas:
 
O que não muda em CX: construir estratégias sólidas e duradouras
Protagonistas: Claudia Valle, Ellen Frota e Fernando Rocha
 
As atuais estratégias em CX: como se diferenciar?
Protagonistas: Ellen Frota, Fernando Rocha e Thiago Quintino
 
Profissional camaleão: a atuação ampla e transversal em CX
Protagonistas: Ellen Frota, Gustavo Hansel e Sandra Turchi
 
Alinhamento de expectativas de CX e resultados financeiros
Protagonistas: Bruno Guimarães, Fernando Rocha e Ramiro Martins
 
evento online grátis