Liderança organizacional: é possível ser gestor e ser líder ao mesmo tempo?

Postado em 06/05/2021



“Liderança organizacional” foi o título de um dos painéis do seminário online Project Seminar, organizado pela Pós Phorte em parceria com quatro grandes nomes da área da Gestão: Fábio Cruz, Hélio Costa, Edson Carli e Rodrigo Silva. O painel foi mediado pelo professor Kleber Ramos, coordenador do curso de pós em MBA em Gestão de Projetos e Produtos: Abordagens Híbridas.
 
Durante a conversa, Rodrigo Silva, IT Executive e Open Mind Brazil Member, discutiu diversas facetas da liderança e trouxe informações que pudessem ser aplicadas no dia a dia de todos.
 
De acordo com ele: “Liderança é considerada a habilidade de motivar, influenciar, inspirar e comandar um grupo de pessoas, a fim de atingir objetivos”.

Ser gestor e ser líder são coisas complementares ou antagônicas?

Mesmo que muitas pessoas confundam gestor e líder, há uma diferença entre esses dois conceitos. Mas será que o profissional pode ser um líder e um gestor ao mesmo tempo? Ou será que ambos os conceitos não se casam?
 
“A liderança está fundamentada em aspectos pessoais, em aspectos de desenvolvimento dos colaboradores, então, em ‘como eu faço para tornar o dia a dia mais fácil’; enquanto as atividades de gestão são as atividades mais administrativas, mais corriqueiras, da sua função ou cargo”, explicou Rodrigo Silva.
 
De acordo com ele, é possível, sim, ser um Gestor Líder ou um Líder Gestor, fazendo um mix entre essas duas nomenclaturas e suas atuações, sempre entendendo que as pessoas que formam uma equipe são um CPF, e não um CNPJ.
 
“Existem fundamentos que são importantes para que você, como líder ou futuro líder, coloque no dia a dia: a primeira questão é a família, o quanto a família é importante; a segunda é o que você faz com seu conhecimento; e, por último, cuidado com a liberdade que você não dá para os seus colaboradores. [...] A relação é com pessoas, lá no fim, a gestão da mudança organizacional é fundamentada em gente”, afirmou Rodrigo Silva. 
 
Você pode gostar de:

Project Seminar

A discussão completa sobre “Liderança organizal” está disponível no YouTube e pode ser acessada no canal da Pós Phorte. 
 
Além dessa palestra, durante o evento também foram abordadas outras importantes temáticas.
 
Veja a live do primeiro dia do Project Seminar:
• Desmistificando a agilidade, com Fábio Cruz
• Gestão híbrida, com Hélio Costa

 
Veja a live do segundo dia do Project Seminar:
• Gestão da mudança, com Edson Carli
• Liderança organizacional, com Rodrigo Silva